quarta-feira, 29 de julho de 2015

Microambiente Mercadológico

Chamamos de Microambiente o ambiente no qual atuam os chamados stakeholders, ou seja, os atores que influenciam e são influenciados pela empresa.
Diferente do macroambiente, o microambiente é formado por pessoas, físicas ou jurídicas, tais como:
  • Fornecedores;
  • Intermediários;
  • Públicos;
  • Concorrentes;
  • Clientes;
  • Empresa.
Stakeholders

Esse conceito de stakeholders como os diversos públicos interessados ou direta/indiretamente afetado pelas ações da empresa, como acionistas, fornecedores, órgãos governamentais, partidos políticos, fornecedores, parceiros etc,

Fornecedores

Os fornecedores devem ser encarados hoje como parceiros comerciais, de modo a construir uma relação de confiança e respeito mútuo.
Afinal de contas, estes tem ligação direta na qualidade e garantia do produto ofertado.
É preciso analisar o histórico de novos fornecedores, o que pode ser feito com uma simples ligação a seus atuais clientes.

Intermediários

São todos os que ajudam a empresa a vender, distribuir ou promover seus produtos aos consumidores finais.
Dentro desta análise incluímos os revendedores, transportadoras, agências de marketing e propaganda, instituições financeiras e representantes comerciais.
Muitas vezes, um intermediário é decisivo para a efetivação da venda, a exemplo das revendas, que devem receber incentivos periódicos, como treinamentos e campanhas para seus vendedores.

GC - Gerenciamento por Categorias

Gerenciamento por Categorias é um processo de parceria entre varejista e fornecedor que consiste em definir categorias de produtos conforme a necessidade que atendam e gerenciá-las como se fossem unidades estratégicas de negócios. Tem como objetivo aumentar as vendas e a lucratividade por meio de esforços para agregar maior valor ao consumidor final.

Exemplos de categorias de produtos:
  • Matinais;
  • Beleza;
  • Limpeza;
  • Bebidas.
Públicos

Inclui-se, aqui, todos os públicos que possuam interesse na empresa ou que influenciam seu desempenho.
Lembrando que a Análise Microambiental está ligada a pessoas, físicas ou jurídicas, e não a acontecimentos, como a Análise do Macroambiente.
Assim, existem sete públicos principais que merecem ser analisados:
  • Público Financeiro;
  • Público da Mídia;
  • Público Governo;
  • Público Defesa do Consumidor;
  • Público Local;
  • Público Interno;
  • Público Geral.
Empresa

No qual são levados em consideração todos os departamentos, incluindo a própria alta administração.
Cada vez mais, cresce a consciência de que a empresa como um todo - e não o marketing separadamente - tem a função de oferecer valor ao cliente, independente se o departamento está ou não ligado ao comercial.
Conceitos como Marketing Interno e Endomarketing merecem destaque.

Concorrentes

Não devem ser mais encarados como inimigos, mas sim, como elementos importantes para a melhoria contínua dos produtos ou serviços oferecidos.
Servem de base para o desenvolvimento de diferenciais competitivos, visando atender da melhor maneira possível as necessidades do mercado.
Deve-se conhecer a fundo  os seus concorrentes, como seus objetivos, estratégias atuais e seus perfis de recursos.

Clientes

Podemos destacar cinco tipos principais de clientes que a empresa pode ter como foco:
  • Mercado Consumidor;
  • Mercado Industrial;
  • Mercado Revendedor;
  • Mercado Governamental;
  • Mercado Externo ou Internacional.

Cada segmento deve ser analisado de maneira separada, levando-se em consideração seus papéis de compra:
  • Iniciador: quem inicia o processo de compra.
  • Influenciador: quem influencia a compra.
  • Decisor: quem decide pela compra.
  • Comprador: quem efetua a compra.
  • Usuário: quem utiliza de fato o produto ou serviço.  

  



      

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